segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Homenagem aos Mestres

Devido o dia dos professores que é comemorado no dia 15 de outubro foi realizado um dia de homenagens e comemorações a eles na EEEFM "Atílio Vivácqua" no dia 11 de outubro. Cada turma homenageou dois professores separadamente em suas salas onde confraternizaram lanches levados pelos alunos.
       
        
Depois disso as comemorações continuaram no pátio externo da escola onde breincadeiras, que são geralmente realizadas por alunos, foram realizadas pelos professores. Entre essas brincadeiras realizadas entavam: “Briga de galo”, “Conte uma História com os objetos” e “Casal invertido”. Todas elas foram de grande divertimento para todo o corpo docente e discente.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Viagem em Comemoração ao dia das Crianças

No dia 14 de outubro de 2011 os alunos da EMEF "Maria Luiza Jorge dos Reis", forão se divertir no Parque Aquático Guriri Beach, com eles estavão toda a equipe escolar.

sábado, 22 de outubro de 2011

Do dia 03 de outubro a 08 de outubro aconteceu na SRE de Nova Venécia os jogos na rede 2011, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Atílio Vivácqua partcipou com apresentações culturais  e com as equipes de Handebol, Futsal e Atletismo, segui abaixo fotos do evento.
Desde ja gostaria de parabenizar todos os alunos atletas pela participação e pelo sucesso alcançado.

Professora:Rosemara Simões

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

INFORMES ADMINISTRATIVOS

INFORMES ADMINISTRATIVOS
É pensar e agir no desejo de fazer a diferença, de algum modo contribuir para que o aprender seja de fato modo de emancipar a humanidade de suas “ignorâncias”.
João Beauclair.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Vila Valério, 25 de maio de 2011.
“Cuidando da educação, garantimos o futuro de nossos jovens”
Queridos professores:
São enormes os desafios enfrentados diariamente por vocês: inúmeros diários para corrigir, as críticas, os planejamentos, as noites mal dormidas... Tudo isso não é suficiente para fazer você desistir de seu maior sonho: tornar possíveis os sonhos do mundo. Despertar a vocação de muitos.
“Um Novo Plano de Carreira para o Magistério”: Ressalto que qualquer política surge, em primeiro lugar, de uma mobilização, de uma sensibilidade, que está presente na história antes de aparecer à lei. É, portanto, movimento antes de ser conceito. A partir desse mês estamos iniciando o trabalho de construção do novo Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Vila Valério, uma oportunidade de rever, sugerir, acrescentar, retirar, enfim, reformular e adequar o Plano de Carreira a uma visão avançada referente às exigências do mundo moderno para dar atendimento às necessidades do nosso querido magistério.
A oportunidade de rever a política de estagnação/ incentivos/ avanços da categoria do magistério municipal, demonstra a forma descentralizada da administração pública municipal, onde as decisões são tomadas ouvindo a categoria, garantindo a participação de todos os envolvidos no cotidiano escolar, oportunizando a geração de um novo documento norteador que retrate os interesses dos nossos professores refletindo positivamente na nossa sociedade.
Finalmente, a valorização do processo democrático na construção da legislação que direciona a política local em relação ao funcionalismo da Educação, demonstra a transparência que nosso município quer dar as ações desenvolvidas para estruturar um espaço que vise à melhora do desempenho de nossos profissionais, respeitando a identidade de cada um.
Esperamos que a comissão tenha sucesso e conclua os trabalhos valorizando ainda mais aqueles que são os guardiões de nossa cultura, conquistadores do impossível, que mostram o mundo a quem ainda não o conhece, acreditando em seus alunos, recompensados orgulhosamente pelo sorriso das crianças que aprenderam a lição.
Vocês Merecem todo o nosso carinho e atenção, deixo assim meus sinceros votos de esperança, acreditando que estamos caminhando para um futuro melhor.
Esteja à vontade para procurar quaisquer membros para dar sua sugestão; os membros da Comissão são: Luciano Tetzner, Nivaldo Cometti, Eliz Regina Rossi Tavares, Adilson Melanes Gonçalves, Sheyla Pereira Machado Pedroni, Simony Pereira Falcão Lauer, Rita Izoton Alves, Aroldo Capiche, Fernanda Vieira Raasch, Rosangela Soares Siqueira Damiani, Marcos Hortolani Boldrin, Rozanea Mação Tavares, Dulcinéa Zorzanelli Brumatti, Renato Scarpat, Maria Lucia Vieira Lima.
Atenciosamente,

Luciano Tetzner
Secretário Municipal de Educação

(Carta informativa enviada aos professores pela Secretaria Municipal de Educação.)

No último dia 11 de outubro/2011 foi protocolado pela comissão a minuta com a proposta do novo Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério Público de Vila Valério, o documento agora vai ser analisado pelo executivo e posteriormente encaminhado a Câmara de Vereadores para possível aprovação.

A expectativa do Magistério é muito grande, pois é a primeira vez na história do município que é permitida a participação direta dos professores na elaboração do documento.

O secretário de Educação pede a todos os professores que acompanha os passos do projeto e que se manifestem se necessário.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ÁGUA: FONTE DE VIDA!

ÁGUA: FONTE DE VIDA!

Por esse motivo a EDUCAÇÃO do municipio de Vila Valério - ES quer preservá- la.
Com o projeto: “Educação Ambiental nas águas do Rio São José" , a Escola Municipal de Ensino Fundamental VIVA " Kaio Fredy Daré Grigoleto" envolve alunos, pais, professores, técnicos pedagógicos, diretor, representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Educação para conhecer a nascente do Rio São José e todo seu percurso.

A seguir, dados sobre:
·   O Municipio de Vila Valério - ES;
·   O Rio São José;
·   Projeto da EMEF VIVA " Kaio Fredy Daré Grigoleto"
·   Fotos da excursão na nascente e do percurso do Rio São José

VAMOS CONHECER PARA PRESERVAR!
Abrace essa missão!

O Município de Vila Valério – ES

Vila Valério é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2004 era de14.228 habitantes.

Em 1937, a Companhia Varsóvia de colonização abril escritório no córrego Cedro, onde teve inicio a uma colonização na margem esquerda do rio São José, inclusive Vila Valério, antes pura mata, indo, posteriormente chegar na sede atual de Vila Valério no final da década de 30, indo ate a divisa com Sooretama, entre os rios Barra-Seca e São José, próximos ao córrego Paraisópolis (linha polonesa). A colonização de Vila Valério começou a partir de 1943 pela companhia polonesa, chefiada pelo Engenheiro Esteves Bonislau Riszcyk, onde ficou responsável em demarcar as terras, um total de 2.000 alqueires como relatado por Virgílio Damião Bonella e João Alves Soares (uns dos primeiros moradores). Em 1953 Vila Valério é elevado a distrito (sede), por resolução da câmara municipal de Colatina. Já a parte hoje pertencente ao distrito de Jurama e São Jorge do Barra Seca pertenciam ao município de Linhares. Entre o ano de 1967 a1971 (mandato de prefeito de de São Gabriel da Palha, Eduardo Glazar) que chegou energia elétrica em Vila Valério. Vila Valério, junto com o distrito de São Jorge da Barra Seca, pertencente ao Município de Linhares, tornaram-se município no dia 28 de março de 1994 (lei número 4.892), tendo se instalado em primeiro de janeiro de 1997.

O Rio São José

O Rio São José é um rio brasileiro do estado do Espírito Santo. É um afluente da margem esquerda do Rio Doce.
O Rio São José apresenta 154 km de extensão e drena uma área de 2407 km².] Sua nascente está localizada no município de Mantenópolis a uma altitude de 750 metros, junto à divisa com o estado de Minas Gerais. Em seu percurso, atravessa a zona urbana do município de Águia Branca. No município de Linhares, o rio São José desemboca na Lagoa Juparanã, a qual se comunica com o rio Doce pelo Rio Pequeno.
Alguns trechos do rio São José servem de limite entre municípios. O trecho entre a foz do córrego São Francisco e a foz do rio Braço Sul separa os municípios de Águia Branca e São Gabriel da Palha. Da foz do rio Braço Sul à foz do córrego Dourado, o rio São José é o limite entre São Gabriel da Palha e Vila Valério. O trecho entre a foz do córrego Dourado e a foz do córrego Valério separa Vila Valério e São Domingos do Norte. O trecho da foz do córrego Valério à foz do córrego Lambari é o limite entre Vila Valério e Rio Bananal. A partir da foz do córrego Lambari até Lagoa Juparanã, o rio São José separa Rio Bananal e Sooretama.

Projeto da EMEF VIVA “Kaio Fredy Daré Grigoleto"

EMEF VIVA “KAIO FREDY DARÉ GRIGOLETO”
Projeto: “Educação Ambiental nas águas do Rio São José”
OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
· Conscientização e valorização da água como fonte formadora e geradora de vida.
Objetivos Específicos:
· Desenvolver mudanças de comportamento frente à realidade do Rio São José o qual abastece o município de Vila Valério;
· Revitalizar o Rio São José;
· Estimular a despoluição das águas dos Rios e Preservação das nascentes;
· Mostrar que o responsável da poluição é o homem, reafirmando que é dele a responsabilidade e o compromisso de despoluir as águas;
· Dramatizar de forma criativa e atraente todo o processo de debate, conscientização, valorização e recuperação da água.

CRONOGRAMA

ATIVIDADE
DATA
Lançamento do Projeto
05 de junho de 2011
Viagem com os Professores (nascente,Trajeto e foz do Rio)
10 de agosto
Viagem 5ª série – Águia Branca
Junho
Trabalho com alunos – informações sobre a água e o Rio São José
Julho e Agosto
Exibição de Vídeos e fotos sobre o Rio São José (Viagem dos professores)
Julho (final)
Confecção do Painel com os alunos
Agosto (1ª semana)
Palestra sobre recursos Hídricos
Setembro
Viagem ao Rio São José (Vila Valério – Linhares)
Outubro (início)
Distribuição dos Folders e panfletagem
outubro
Participação dos alunos na Sessão da Câmera de Vereadores de Vila Valério
Outubro
Encerramento do Projeto
Outubro (final)



Lançamento do Projeto dia 05 de junho de 2011

1 - Conhecer o Rio São José
Nascente, Trajeto e foz – Professores de Ciências e Geografia.
2 - Trabalhar com os alunos:
- Importância da água (Ciências)
* Carta 2070
* Vídeo (estados Físicos da água) – Rock
* Músicas: Planeta Azul, Planeta Água
* Slide – Economia da água
* Agrotóxico (contaminação do Rio)
- Rio São José (Geografia)
* Origem do nome
* Trajeto do Rio São José (Mapas)
* Importância da Mata ciliar
* Assoreamento
3. Desenvolver com os alunos:
* Painel ilustrando a situação real e a ideal do Rio São José
4. Palestra: Importância dos Recursos Hídricos, degradações desses mananciais, leis de defesa sobre os Recursos Hídricos.
5. Viagem à Águia Branca (5ª)
*Observar e refletir a situação do Rio São José (mata ciliar, assoreamento e lixo)
* Observar o aproveitamento do Rio nas Cidades de – Irrigação e consumo –(comparando a cidade de Vila Valério e Águia Branca).
6. Exibir vídeos da Visita à nascente do Rio São José (2008)
7. Viagem ao Rio São José com os alunos (Líderes e vice-líderes das 6ª, 7ª e 8ª série) -Outubro
- Vila Valério à Linhares
-Plantar árvores no decorrer do Trajeto, nas margens do Rio São José.
8. Panfletagem (folders do Projeto) com os alunos (7ª e 8ª séries) - Folders do Projeto Rio São José
-Horário matutino
-Sexta
9. Participação dos alunos na Sessão na Câmera de vereadores de Vila Valério -Amostra do Trabalho
-Cobrança de Propostas para melhoria da situação do Rio São José
10. Encerramento do Projeto: Outubro
- Apresentação de slides, vídeos e fotos da viagem para todo o público escolar
-Momento família na escola
-Dança.

Fotos da excursão na nascente e do percurso do Rio São José:










sábado, 8 de outubro de 2011

Semana Cultural

Uma semana cultural foi realizada na EEEFM “Atílio Vivácqua” à partir do dia 03/10 até o dia 07/10/11 nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno.
Alunos de todas as turmas puderam apresentar-se à seus colegas de diversas formas.

Alguns grupos de alunos cantaram músicas populares:






Outros preferiram tocar instrumentos:



                                         

Outros ainda, apresentaram danças vestidos a caráter:






As atividades da Semana Cultural encerraram-se na sexta-feira com a realização de uma gincana entre as turmas, contendo brincadeiras tradicionais.


domingo, 2 de outubro de 2011

Projeto Esporte na Escola


Introdução:


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Atílio Vivácqua”, esta localizada no Município de Vila Valério, Bairro centro, possui um Público alvo de 1125 alunos, distribuídos nos turnos Matutino (497) , Vespertino (350)  e Noturno (120), sendo que os alunos são atendidos  turno noturno às segunda –feiras e no turno matutino nos dias de sábado, totalizando um total de 70 distribuídos em três modalidades a saber: Handebol, atletismo e futsal.
Aderimos ao projeto esporte na escola e temos como costume participar das Olimpíadas Escolares, dos Jogos na Rede e de amistosos Intermunicipais, porém sentimos dificuldade em desenvolver um trabalho sistematizado e de qualidade, pois o único tempo que temos são as aulas de Educação Física e nós sabemos que os objetivos das aulas de Educação Física e do Treinamento são diferentes.
Sabendo que no âmbito da Educação Física Escolar, é fundamental destacar ocaráter pedagógico dos esportes, que têm como finalidade a formação integral do ser humano e não apenas revelar talentos e formar atletas de alto nível, ainda que esses sejam objetivos importantes.












Justificativa


O presente projeto se justifica devido a necessidades de darmos continuidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Atílio Vivácqua” ao projeto Treinando para Vida respeitando as práticas esportivas que vêm sendo desenvolvidas, apresentando alternativas didático-metodológicas que possibilitem resgatar o caráter lúdico do movimento humano, tendo o esporte como um meio de socialização, que contribui com o pleno exercício da cidadania.
Na perspectiva da cultura corporal do movimento, os jogos são concebidos comoelementos integradores das múltiplas dimensões da vida humana, a intelectual, a biofisiológicae a sócio-cultural, contribuindo para construção da cidadania de todos os envolvidos.
 Os jogos e treinamento trabalhados com esses objetivos estarão, de fato, contribuindo para o desenvolvimento do ideal olímpico cujo objetivo éa construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, solidário e mais harmônico, além de preparar os alunos para os eventos que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo.












Objetivo Geral:
·         Preparar os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Atílio Vivácqua”, para os eventos esportivos desenvolvidos durante o ano letivo.

Objetivos Específicos:
·         Contribuir para formação do Estudante
·         Proporcionar momento de lazer
·         Mostrar a importância de se trabalhar em grupo
·         Diminuir a Evasão escolar

Publico Alvo:
  • Alunos matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Atílio Vivácqua”.

Faixa Etária:
  • Alunos nascidos nos anos 1996, 1995, 1994 do sexo masculino e feminino.

Modalidades:
·         Handebol
·         Futsal
·         Atletismo
Meta:
70 a 100 alunos.
Período de duração:
22 de Fevereiro a 16 de Dezembro de 2011
Profissional envolvido:
Cláudio Luiz Moreira
Professor de Educação Física habilitado e registrado no CREF,
Carga Horária:
07 horas semanais, sendo 6 horas de treinamento e 1 hora de planejamento e registros gerais.
Competências
· Conhecer as diversas modalidades esportivas instituídas socialmente, praticadas em outros países e noBrasil.
• Compreender as diferentes formas de organização desportiva.
• Desenvolver a capacidade de adaptar as regras, os materiais e o espaço, visando à inclusão de si e dooutro.

 Habilidades
· Dominar os principais fundamentos técnicos e táticos dos esportes praticados.
•Dominar e compreender as principais regras esportivas e adaptá-las, se necessário, visando à inclusão.
• Participar e organizar atividades que envolvam a adaptação das práticas esportivas, para a inclusão das diferenças individuais.
• Compreender pela prática de atividades esportivas a importância das relações interpessoais.

Metodologia:
Acontecerá uma reunião no Dia 10/03/2011, no auditório da EEEFM “Atílio Vivácqua”, com os atletas do ano de 2010 que permanecerão na escola e que se encaixem na faixa etária, as vagas que restarem serão ocupadas pelos novos alunos do 1º ano do Ensino Médio e aqueles alunos que quiserem participar da equipe da escola.
Proposta de novas equipes:
·         1 equipe Feminina de Futsal 15/17 anos
·         1 equipe Feminina de Handebol  15/17 anos
·         1 equipe Masculina de Futsal  15/17 anos
·         1 equipe Masculina de Handebol 15/17 anos
·         1 Equipe Feminina e Masculina 15/17 anos

·         Uma equipe de atletismo composta por:

Corridas rasas
100, 200, 400, 800 e 1.500m
Salto
Distância
Arremesso Peso
. Peso Fem. 4Kg. e Masc. 5Kg.
Lançamento Disco
Fem. 1 Kg. e Masc. 1,5 Kg


Os treinamentos acontecerão no decorrer do ano letivo de acordo com as modalidades e categorias com horários diferenciados, no Ginásio Poliesportivo do Município de Vila Valério, no turno noturno e Vespertino o atletismo será na parte externa do Estádio de Futebol da cidade de Vila Valério, no turno vespertino, temos no total de 70 alunos inscritos no projeto, dividido nas modalidades citadas acima.
A princípio será entregue a família do aluno atletaum termo de compromisso onde a mesma autoriza a participação do seu filho nos treinamentos e nos eventos que a escola participará durante o ano letivo.
No ano de 2010 o projeto teve grandes conquistas, ficamos em 2ª lugar com o time infantil feminino nas Olimpíadas Escolares; em 3ª lugar com a equipe de Handebol Feminina nos Jogos na rede Campeão Geral do atletismo no regional e Campeão na fase Estadual de Atletismo na rede.Esperamos repetir o mesmo sucesso ainda com mais garra e força de vontade.
Com as experiências adquiridas podemos orientar e organizar melhor as nossas equipes.
Segue em anexo documentos elaborados para a organização do projeto fotos dos eventos e treinamentos.

Cronograma
Os treinamentos irão acontecer nos dias de segunda-feira à noite e nos dias de sábado pela manhã.

Avaliação
  • Avaliação do desempenho através de testes físicos e registros do desempenho de cada atleta de forma individual e coletiva, utilizando filmagens, fotos.
  • Relatório de desempenho individual e coletivo.










Referências Bibliográficas

Darido, Suraya Cristina, Moreira, Osmar de Souza Júnior. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. – Campinas, SP: Papirus, 2007.
Duarte, Marcelo. O guia dos curiosos: esporte. – 3ª ed. Atualizada. São Paulo: Panda Books, 2006.
Espírito Santo (Estado). Secretaria da Educação E77g Guia de implementação / Secretaria da Educação. – Vitória : SEDU, 2009.